domingo, 9 de maio de 2010

Blumenau ( SC )

Em construção...


BLUMENAU

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO 


A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu.
Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.
Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde hoje se ergue a cidade de Blumenau. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.
No princípio, a Colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Em 1860 o Governo Imperial encampou o empreendimento e Dr. Blumenau foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880. Em poucos anos, Dr. Blumenau, dotado de grande energia e tenacidade, fez da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do País.
Herança da história de sua colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições únicas. Colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.
A Lei nº 860, de 4 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de município. Entretanto, em outubro, uma grande enchente causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Após isso, a instalação do município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Em seguida, o município recebeu o título de Comarca (1886) e, finalmente, em 1928, passou à categoria de Cidade.
Até 1934 o território de Blumenau somava 10.610 km². Hoje se resume a 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos. Estes, em conjunto com Blumenau, compõe essa próspera região do Estado de Santa Catarina.

PERFIL DA CIDADE
Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. A cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação,
infraestrutura e mão de obra qualificada.
Com 159 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas. Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor:
o jeito de ser brasileiro.
A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atração que organiza, uma festa para os olhos.
  
COMO CHEGAR
 
 
 Limites

Norte: Massaranduba e Jaraguá do Sul

Sul: Guabiruba, Botuverá e Indaial

Oeste: Indaial e Pomerode

Leste: Massaranduba, Luiz Alves e Gaspar


Principais Distâncias de Blumenau

Aeroporto de Navegantes: 59 km  /  Apiúna: 55 km  /  Ascurra: 43 km  /  Assunção: 1.220km  /
Balneário Camboriú: 60 km  /  Belo Horizonte: 1.313km  /  Benedito Novo: 49 km  /  Botuverá: 58 km /
Brasília: 1.624km  /  Brusque: 35 km  /  Buenos Aires: 1720km  /  Criciúma: 304 km  /  Curitiba: 251 km /
Curitibanos: 186 km  /  Dionísio Cerqueira: 590 km  /  Dr. Pedrinho: 75 km  /  Florianópolis: 130 km  /
Foz do Iguaçú: 930 km  /  Gaspar: 14 km  /  Gramado: 535 km  /  Guaribuba: 40 km  /  Ibirama: 72 km /
Ilhota: 25 km  /  Indaial: 22 km  /  Itajaí: 46 km  /  Itapema: 80 km  /  Jaraguá do Sul: 66 km  /
Joinville: 128 km  /  Lages: 235 km  /  Luís Alves: 22 km  /  Montevidéu: 1500km  /  Navegantes: 59 km /
Nova Trento: 65 km  /  Penha: 55 km  /  Piçarras: 68 km  /  Piratuba: 370 km  /  Pomerode: 35 km  /
Porto Alegre: 693 km  /  Porto Belo: 100 km  /  Rio de Janeiro: 1.080km  /  Rio do Sul: 90 km  /
Rio dos Cedros: 36 km  /  Rodeio: 44 km  /  Salvador: 2.557km  /  São Joaquim: 260 km  / 
São Paulo: 680 km  /  Timbó: 33 km  /  Treze Tílias: 310 km  /  Urubici: 210 km

Aeroportos


Aeroporto Quero-Quero - Blumenau
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 4505 - Fone: (47) 3339-5570
Obs: aeroporto executivo
10 Km do centro da cidade de Blumenau
(fechado para vôos comerciais)

Aeroporto Santos Dumont - Joinville
Av. Santos Dumont, 9000 - Cubatão - Fone: (47) 3467-1000
130 Km de Blumenau

Aeroporto de Navegantes - Navegantes
Rua do Aeroporto, s/n - Fone: (047) 3342-9200
50 Km de Blumenau

Aeroporto Internacional Hercílio Luz - Florianópolis
Avenida Dionísio Freitas, 3393 - Carianos - Fone: (48) 3331-4000
180 Km de Blumenau


Companhias Aéreas


Lufthansa
Agência Trips & Tours
Rua Ângelo Dias, 11 - sls 11 e 12 – Centro
Tel: (47) 3326-5033
tat@terra.com.br


Air France, American Airlines, Unites Arlines, Qantas, Swiss, South African,
TAP, TACA, Ibéria, Britsh Airlines, Avianca, Delta, Lufthansa, NHT, GOL
Orinter Operadora
Alameda Rio Branco, 238 - 4º andar, Sala 45
Tel: (47) 3221-0100
orinter@orinter.com.br
http://www.orinter.com.br/


TAM
Alameda Rio Branco, 980 – Centro
Tel: (47) 3322-6288
ww.tam.com.br

*****************************************************************

HOSPEDAGEM


Hotel Steinhausen
Hoje contam com 87 aptos, divididos nas três unidades, em dois diferentes pontos da cidade, proporcionando diferentes opções de escolha para os visitantes e representantes comerciais que necessitam de um lugar tranqüilo, seguro para se hospedarem na cidade de Blumenau. 

Apartamentos equipados com ar condicionado, Tv e telefone.

Localização:
Rua Minas Gerais, 53 - Centro
Blumenau - SC, 
89036-040
(47) 3329-2437 

**********************************************************

GASTONOMIA

A culinária típica alemã é o destaque da gastronomia de Blumenau. Nos cardápios das casas especializadas imperam a costeleta de porco (kassler), o joelho de porco (eisben), o marreco recheado com purê de maçã e uma infinidade de opções de salsichas. Para acompanhar, aposte nas cervejas artesanais. A cozinha italiana também é forte na região, com bons restaurantes de massas. 


Recomendo o Frohsinn Extra Gut, restaurante típico alemão.

" A casa, erguida em 1968 no melhor estilo enxaimel e com largas varandas e decoração alpina, é um convite aos olhos e ao conforto. E traz na própria estrutura a história da cidade. O local da construção, o morro do Aipim, pertencia ao fundador da cidade, Dr. Hermann Blumenau, e o forro do restaurante é todo feito com as caixas de madeira das máquinas que vinham da Alemanha para as então novas indústrias têxteis blumenauenses." 

Encontre no Frohsinn: 

Espaços reservados para eventos, reuniões de negócios e familiares;
Música ao vivo todas as noites;
Portas abertas 365 dias por ano;
A melhor vista de Blumenau;
Cozinha típica regional e internacional;
Ambiente discreto e aconchegante;
Cardápio elaborado por chefs formados na casa;
Nutricionistas em tempo integral.

Rua Gertrud Sierich, 940 · Bairro Vorstadt · Blumenau/SC · CEP 89015-210
Fones: (47) 3326.6050 / (47) 3322.2137


DICA: 
Anexo ao restaurante Frohsinn, o mirante do Morro do Aipim, terras que foram doadas em 1911 
por um dos filhos do fundador da cidade, com a condição de que tivesse o acesso ao mirante 
conservado, disponibiliza uma visão do centro de Blumenau às margens do Rio Itajaí-Açú.
Local: Rua Gertrud Sierich (transversal da Rua Itajaí) - o visitante pode ir de carro por esta via, 
ou utilizar a escada que fica localizada ao lado do Ambulatório Heinz Schraeder (do Centro).



PASSEIOS


foto



Blumenau é bonita por si só. Sua beleza natural, a cultura peculiar, a oferta de bons produtos (malhas, cristais, artigos de cama, mesa e banho) e principalmente a Oktoberfest, transformaram a cidade num dos maiores centros turísticos do Estado. Vale passear na Rua XV de Novembro, na Beira-Rio, conhecer a Prefeitura, a Vila Itoupava – um típico bairro alemão, com suas construções em estilo enxaimel – ou fazer um passeio aéreo de 20 min, com saída do Aeroporto Quero-Quero... Verwundert! Erstaunt!... 

Blumenau sedia além da Oktoberfest, outros eventos importantes, como a Fest Itália, em junho, que homenageia os descendentes de italianos, e a Feninfo, feira de informática. O Festival Universitário de Teatro, realizado em julho, reúne grupos de teatro de todas as partes do País, sendo hoje um dos principais eventos culturais do calendário catarinense. Em qualquer época, para conhecer a gastronomia típica do lugar, não deixe de visitar a Cervejaria Continental... 


Orktoberfest 

Blumenau é sinônimo de folia no mês de outubro, quando acontece a segunda maior festa da cerveja do mundo. A Oktoberfest, festa celebrada originalmente em Munique, na Alemanha, reúne visitantes de todo o Brasil e do exterior na cidade durante o mês. O festival celebra as tradições germânicas em quase 20 dias de atrações. 
O cenário do evento é o Parque Vila Germânica, onde mais de 600 mil pessoas espalham-se por três pavilhões em busca de chope gelado, pratos da culinária alemã e muita diversão, garantida pelas apresentações de bandas típicas.


Por minha foto aqui !!!




Durante o dia, o burburinho agita a rua XV de Novembro, palco dos tradicionais desfiles das fanfarras e dos carros alegóricos, que distribuem cerveja de graça. O "carnaval fora de época" dura 17 dias e teve a primeira edição em 1984, inspirada no evento que movimenta a cidade de Munique há mais dois séculos. Para não ficar de fora da folia é recomendável fazer reservas de hospedagem com antecedência.





Não deixe também de visitar alguns pontos turísticos de Blumenau, como:

1. Igreja Luterana

Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo

Em 2002, foi nomeada Patrimônio Histórico de Santa Catarina. O sino em uso mais antigo 
de Blumenau pertence à igreja, inagurada em 1877. Nos fundos, está o cemitério evangélico que abriga o túmulo de Fritz Müller e de vários dos primeiros imigrantes da cidade. 
Aos domingos, a paróquia celebra o culto em língua alemã.

Funcionamento: 
aberta somente em horários de culto. Para conhecer o 
interior da igreja fora destes horários, é necessário pegar as chaves na secretaria. 
Localização: 
Rua Amazonas, 119 - Garcia. 
Telefone: (47) 3322-0587

****************************************************************


2.  Centro Histórico (Rua das Palmeiras):

Foi a primeira rua planejada da colônia. Denominada pelo imigrantes 
“Boulevard Wendenburg”. 
As primeiras palmeiras imperiais da colônia foram plantadas em 1876, 
no centro da via.

Localização: 
Alameda Duque de Caxias

*******************************************************

3. Museu da Família Colonial
O complexo museológico é composto por três casas que marcam o início da colonização de Blumenau. A primeira casa, considerada a mais antiga da cidade, foi construída em 1864 em estilo enxaimel e pertenceu ao Sr. Hermann Wendebur, guarda-livros e secretário de Dr. Blumenau. No sótão, há exposições com objetos do acervo da Fundação Cultural, como vestidos de casamento, peças dos anos 20, 50, 70 e 80, além de máquinas de costura. A segunda casa-museu, também com construção que data de 1864, teve como última moradora Edith Gaertner, sobrinha-neta de Dr. Blumenau. Nos últimos anos de vida, refugiou-se em casa junto de seus gatos, suas flores e seu jardim. Na casa estão expostos móveis que pertenceram a Dr. Blumenau, além de pertences de Edith. No quintal, encontra-se o cemitério dos gatos. A terceira casa foi construída em 1920, em estilo germânico, e serviu de morada para um dos irmãos de Edith. Estão expostos utensílios indígenas, equipamentos da indústria têxtil e artefatos da época.

Funcionamento: 
- de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; 
- aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 
Custo: R$ 2,00 por pessoa. 
Localização: 
Alameda Duque de Caxias, 78 - Centro. 
Telefone: (47) 3322-1676 .

****************************************************

4. Museu da Cerveja:
Localizado no centro de Blumenau, o Museu da Cerveja ocupa um espaço polêmico. 
Foi construído pela Brahma e pela extinta e falida Cervejaria Continental, que foi quem 
promoveu a revitalização daquele espaço (antes, era somente uma praça esquecida). 
A cervejaria faliu, a Brahma deu no pé e hoje a Prefeitura de Blumenau toma conta do 
interessante acervo que conta a história da cerveja, dos cervejeiros e das cervejarias 
artesanais de Santa Catarina.
No acervo, estão equipamentos utilizados na fabricação do produto, bem como as 
etapas de preparação do líquido precioso. Ali, nos deparamos com o manual e o
 industrial remoto dos séculos XIX e XX, quando produzir cerveja podia mesmo 
ser uma aventura.
Além do acervo “cervejístico”, grande parte doado por colecionadores, o Museu da 
Cerveja abriga também o Kunstgarten, ou jardim das artes, onde artistas plásticos 
associados à Bluap (Associação Blumenauense de Artes Plásticas) e escritores locais 
expõem quadros, esculturas e livros para venda. 

 Conheça as principais cervejarias: 
Eisenbahn (Blumenau),
 Bierland (Blumenau), 
Wunderbier (Blumenau), 
Schornstein (Pomerode), 
Das Bier (Gaspar), 
Borck (Timbó), 
Heimat (Indaial), 
Zen Bier (Brusque), 
Königs (Jaraguá do Sul), 
Saint Bier (Forquilhinha) e 
Opa Bier (Joinville). 

*********************************************************


5. Mausoléu Dr. Blumenau
A criação do Mausoléu Dr. Blumenau é o resultado de um trabalho realizado entre o Governo Municipal, Lions Club e o Rotary Club Internacional de Blumenau, que juntamente com suas co-irmãs da Alemanha viabilizaram o translado dos restos mortais do fundador desta cidade. Este evento tornou-se um marco da celebração do Sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Sua arquitetura foi inspirada em elementos que lembram traços da cultura dos imigrantes que aqui chegaram, no século XIX. 
Desde 2 de setembro de 1974, o Mausoléu Dr. Blumenau foi entregue à comunidade, para visitação.

Funcionamento:
 de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 
Custo: A entrada é franca. 
Localização:
 Rua XV de Novembro, 161 - Centro. 
Telefone: (47) 3326-6990.

*******************************************************


6. Igreja Matriz:
Catedral São Paulo Apóstolo

Conhecida pelos blumenauenses como Igreja Matriz, contém em seu interior vitrais com efeitos de luminosidade e coloração, além de possuir uma imponente torre de 45 metros de altura, cartão-postal da cidade, com três sinos eletrônicos. No ano 2000, ganhou o status de Catedral, com a chegada do Bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Funcionamento: 
diariamente, das 7h às 20h. 
Localização: 
Rua XV de Novembro, s/n - Centro. 
Telefone: (47) 3322-0699

************************************************************
 7. Castelinho da Havan 
(antigo Castelinho da Moellmann):


Tombado pela Fundação Catarinense de Cultura, é o segundo atrativo mais 
fotografado do sul do Brasil. 
Construído em 1978, foi o empresário blumenauense Udo Schadrack quem
 teve a idéia de edificar uma casa que chamasse a atenção de todos e lembrasse a 
origem da cidade. Para tanto, viajou à Alemanha e deparou com a mais velha prefeitura do país, 
construída em 1484, na cidade de Michelstadt. Retornando a Blumenau, o arquiteto 
Heinrich Herwing foi encarregado de concretizar o sonho do Sr. Schadrack. Por 
quase 21 anos o prédio foi utilizado pelas Lojas Moelmann que encerrou suas atividades 
no ano de 1999. De junho de 2002 a maio de 2007, a Secretaria Municipal de Turismo de
 Blumenau e o Conselho Municipal de Turismo, transferiram seus trabalhos para o prédio. 
Em 31 de maio, após completa revitalização que manteve suas características originais, foi
 reinaugurado para ser sede das lojas Havan. No local, além da loja de departamentos, o 
visitante pode saborear um delicioso chopp artesanal na choperia localizada no deck com
 vista para a Avenida Beira Rio e o rio Itajaí-Açú.

Localização: 
Rua XV de Novembro, 1050 - Centro.

*****************************************************


8. Teatro Carlos Gomes: 

Pertencente à Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, o teatro é um dos poucos no 
Brasil que possui um palco giratório. Hoje, as principais atividades realizadas estão relacionadas 
à Escola de Música, à Orquestra de Câmara, à Escola de Ballet, à Escola de Teatro e a 
eventos paralelos, como o Festival Universitário de Teatro.

Funcionamento: 
de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h. 
Custo: a entrada é gratuita para conhecer o interior do teatro. 
Os valores dos espetáculos variam de acordo com o evento. 

Localização: 
Rua XV de Novembro, 1181 - Centro. 
Telefone: (47) 3326-7166 

****************************************************

9.Prefeitura de Blumenau:


Inaugurado em 2 de setembro de 1982, dia da fundação de Blumenau, o novo prédio
 da prefeitura foi construído em estilo enxaimel e logo se tornou ponto turístico. Na 
praça em frente ao edifício, o visitante poderá conhecer o relógio das flores, o 
monumento em homenagem aos 150 anos da cidade – comemorado em 2000 – 
e a Macuca, a primeira locomotiva da cidade. 

Funcionamento: 
de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h30 às 17h30. 
Localização: 
Praça Victor Konder, s/n - Centro. 
Telefone: (47) 3326-6835.

**************************************************


10.Vila Germânica:
Parque Vila Germânica. Projetado para grandes eventos, o local possui restaurante
 típico e uma charmosa vila com arquitetura alemã. O parque fica aberto ao público 
o ano inteiro e possui lojas de souvenirs, produtos regionais e artesanato típico. 
Construída em 1985 em estilo germânico, a Vila Germânica é um centro comercial que vende 
produtos típicos da cidade. Nas lojas que a compõem, são comercializados canecos de chope, 
chocolates, vinhos, trajes típicos e pequenas lembranças da Oktoberfest. O visitante pode 
saborear os pratos tradicionais da região em um restaurante típico e no café colonial. Na 
vila está localizado um centro de eventos, que abriga congressos durante todo o ano. 

Funcionamento: 
todos os dias (inclusive feriados), das 9h30 às 19h. 
Custo: A entrada é gratuita quando não há eventos no local. 
Localização: 
Rua Alberto Stein, 199 – Velha. 
Telefone: (47) 3326-6901.
*******************************************************

11. Fundação Cultural de Blumenau


Construída em 1875 antiga sede da Colônia, foi projetada pelo arquiteto Henrique 
Krohberger e ampliado em 1918, totalmente remodelada em 1939. Se chamava outrora 
de Palácio da Justiça. O prédio em 20 de abril de 1940, data da inauguração oficialmente
 teve como funcionamento do Arquivo Municipal, Fórum, Delegacia Regional de Polícia e 
outras repartições municipais e estaduais. O prédio abrigou a 
Prefeitura (até 1982), o Fórum com todas as repartições judiciais e policiais. No 
prédio hoje é sediada a Fundação Cultural de Blumenau que oferece diversas atividades 
culturais como, escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas, galeria de arte 
entre outras. Como parte da revitalização da rua XV de Novembro, o prédio passou por 
uma completa renovação, com recuperação dos traços arquitetônicos da primeira 
construção. Um local de promoção do talento artístico da cidade.

Funcionamento: 
de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h30 às 17h30. 
Localização:
 Rua XV de Novembro, 161 - Centro. 
Telefone: (47) 3326-6871.

        ********************************************************


12. Vila Itoupava
Na Vila Itoupava, a cerca de 25km do centro, é possível ver como moram, os cerca de
7 mil habitantes que mais preservam os aspectos culturais da colonização alemã, num 
verdadeiro resgate à memória de Blumenau Colônia.

As casas preservam o estilo enxaimel típico, que possui floreiras nas janelas, além de 
jardins e gramados bem cuidados, sem falar na simpatia dos moradores que fazem 
questão de cumprimentar a todos que passam. 

Mais de 90% dos moradores do local dominam e falam o idioma alemão no dia a dia. 

Localizada numa região de economia agrícola, o Agroturismo é o grande chamariz 
para atrair visitantes. Sua gastronomia é de dar água na boca: são bolos, cucas,
doces, tortas, café colonial, frutas silvestres, melados, geléias, doces, bebidas feitas 
artesanalmente, além de restaurantes típicos que servem o 
marreco com repolho roxo, chucrute, etc. O distrito tem completa infra-estrutura
para atender sua comunidade, com agência bancária, hospital, 
cartório e supermercados.

Localização:
a 25 quilômetros do Centro, no caminho para Jaraguá do Sul. 
Telefone: 
Intendência da Vila Itoupava - (47) 3378-1170.

****************************************************************************************

13. Rua XV de Novembro
No período colonial era conhecida por “Wurstrasse” (Rua da Lingüiça), por ser estreita e 
cheia de curvas. Em 1890, recebeu o nome atual e em 1902 teve seu traçado modificado 
para se tornar menos sinuosa. Em junho de 1999 os paralelepípedos implantados na 
década de 20 foram substituídos pelo atual “paver” - lajotas coloridas. O Conjunto 
Arquitetônico sinalizado, contempla possui 48 imóveis cadastrados como patrimônio histórico, 
dos quais, 10 foram escolhidos para terem suas fachadas rebatidas nas lajotas da via. 
Em 1903, serviu de passagem para o primeiro automóvel da cidade. Em 1923 a via começou
 a receber calçamento ganhando o título de primeira via calçada do interior de Santa Catarina, 
resistindo por quase 80 anos sem alteração. No dia 6 de junho de 1999 foi retirado o 
primeiro dos paralelepípedos colocados na década de 1920 e substituídos pelas lajotas 
coloridas que atualmente compõem a belíssima paisagem da principal rua de Blumenau. 
Com cerca de 1.590 metros de extensão, a Rua XV de Novembro possui prédios com a tradicional arquitetura alemã. De beleza incontestável, a rua é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário da cidade e outros grandes eventos. Além disso, o local é referência para quem quer fazer compras, sendo um verdadeiro shopping center a céu aberto.

Funcionamento: 
de segunda a sexta-feira, as lojas funcionam das 8h às 18h; 
nos sábados, das 8h ao meio-dia. 

Localização: 
Centro. 
Telefone: (47) 3322-7475 – Sindilojas. 

*****************************************************

14. Museu da Água

O complexo, edificado no início dos anos 40, se tornou um novo espaço de educação 
ambiental. O visitante pode acompanhar, passo a passo, o processo de tratamento de água. 
Um mirante no alto do museu oferece uma vista panorâmica da cidade possibilitando a 
visão de pontos turísticos como Prefeitura Municipal, Castelinho do Turismo e Igreja Matriz. 
Um lindo chafariz complementa o ambiente.
Funcionamento: 
diariamente, das 9h às 18h. 
Custo: a entrada é gratuita. 
Localização: 
Rua Lages (final da rua) – Boa Vista. 
Telefone: (47) 3340-3242

******************************************************
15. Ponte Aldo Pereira de Andrade

Construída com material importado da Alemanha, a Ponte de Ferro, como é conhecida 
na cidade,  foi inaugurada em 1931. Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros.
 Já serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando 
alimentos e produtos industrializados.
 Em 1991, foi restaurada para receber o 
tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Localização: 
início da Av. Martin Luther, 
próximo a Prefeitura Municipal.
**********************************************************


Atendimento ao Turista - Sectur

Central de Atendimento ao Turista – CAT I
Rua Itajaí, 3435
Vorstardt – em frente ao SESI
Tel: (47) 3222-3176
Todos os dias das 8h às 20h

Blumenau Visitors & Convention Bureau - Central de Informações
Rua XV de Novembro, 420 - Centro
Tel: (47) 3322-6933
2a à 6a das 9h às 18h
Sábados das 9h às 17h

Secretaria Municipal de Turismo
Rua Alberto Stein, 199 - Velha
Parque Vila Germânica
Tel / Fax: (47) 3326-6762
De 2ª à 6ª das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h


Artesanato - Sectur

Feira de Artesanato
Rua XV de Novembro, 1091 – Centro
Fone: (47) 3326-2404
Atendimento: de 2ª à 6ª das 9h às 18h.
Sábados das 9h às 13h.
Fechados aos domingos e feriados.

Lojas:
Aline Haus – (47) 3041-9895
Vila Européia - (47) 3326-0099
Alles Blau - (47) 3035-5071
Germânica Haus - (47) 3329-0400
Empório Blumenau - (47) 3329-9160
Pontinho Souvenirs - (47) 3329-0014
Ravan - (47) 3336-0552
Villa Sul - (47) 3326-0099

Feira de Artesanato
Praça Dr. Blumenau
Rua XV de Novembro, 400 – Centro
Atendimento : diariamente, das 8h às 16h
OBS.: fechado em dias de chuva

Francis Blu
Rua Itajaí, 3389 - Vorstardt
Tel: (47) 3340-5263
2ª a 6ª das 9:00h às 18:00h
Sábados das 9:00h às 13:00h.
Domingos e feriados, plantão através do
fone 9985-1475 (Alexandre)

Produtos de Santa Catarina
Rua 7 de Setembro, 1213 - loja 270 -
Shopping Neumarkt
Tel: (47) 3222-0479
2a a sábado das 10:00 às 22:00h
Domingos e feriados das 14:00h às 20:00h.

Artesanato Bonecas Áurea
Rua Itajaí, 1645 - Vorstardt
Tel: (47) 3322-8329
2ª a 6ª das 9:00h às 18:00h
Sábados das 9:00h às 13:00h.
Fechado aos domingos e feriados



































Nenhum comentário:

Postar um comentário